Organização Financeira

Planejamento é uma palavra que assusta por isso eu resolvi usar a palavra organização financeira pois isso não deve ter segredo nenhuma, é o simple ato de você colocar em, até em uma folha de caderno, tudo o que você ganha e tudo o que você gasta (Receitas e Despesas) em um mês. 

Receitas
Tudo aquilo que você ganha de dinheiro

  • Salário
  • Aluguel (que o teu inquilino te paga)
  • Aposentadoria
  • Ou por alguma atividade que você exerce.
  • Etc..
Despesas
Tudo aquilo que você precisa pagar
  • Luz
  • Agua
  • Conta de celular
  • Aluguel da sua moradia
  • Etc ...
Sabemos que dentro de um mês existem despesas fixas e despesas variáveis, por exemplo, o valor que você paga de aluguel todo mês é fixo porém a sua conta de luz pode variar. Separe as despesas/receitas fixas das variáveis pois em uma situação de necessidade você terá mais controle.

Exemplos de despesas/receitas Fixas 
  • Aluguel
  • Salario
  • Empregada
  • Seguros
  • Plano de saúde
  • Escolas
  • Faculdade
Exemplos de despesas/receitas Variáveis
  • Luz, água
  • Supermercado
  • Trabalhos esporádicos
Os valores das despesas e receitas variáveis eles devem ser listados com valores estimados pois você sabe qual a média desses valores. Ex, você sabe que a sua conta de luz tem uma média de R$ 150,00 e nunca excede o valor de R$ 200,00 por mês, então ela deve ser listada com esse valor.

Todo mês você vai ter essa "folha de caderno", uma folha para janeiro, fevereiro e etc ... Separe a folha de caderno na metade, um lado para despesas e outro para receitas. Ou seja, duas colunas grandes. Cada coluna dessas você separa em 3: Nome, Estimado, Realizado. Na coluna Estimado você deve colocar o valor que você acha que vai pagar ou receber. No final do mes, ou logo depois de pagar a conta, você coloca na coluna real, o valor que você pagou ou recebeu.

                                                               Janeiro/2021          

                DESPESAS        |       RECEITAS                  

 Nome |  Estimado  |  Real      | Nome  |  Estimado |    Real     |

             Fixas              |           Fixas                   

Escola     |  R$ 350,00            | R$ 350,00            |  Salário      |  R$ 1,500,00   |    R$ 1530,85
Aluguel   |  R$ 550,00            | R$ 550,00            |  Pensão      |  R$ 900,00      |    R$ 900,00
Celular   |  R$ 59,90              | R$ 59,90            

             Variáveis          |

Luz          |  R$ 150,00            | R$ 153,30            
Agua        |  R$ 90,00              | R$  89,20            
Mercado  |  R$ 1000,00          | R$  939,45            

                                                                                                                                         

Total        |  R$ 2140,00          | R$  2081,95         | Total           |  R$  2400,00   |  R$ 2430,85

Todas as receitas listadas em uma coluna e somadas no rodapé, todas as despesas fixas e variáveis listadas em outra somadas no rodapé da folha, no início do mes te dá a visão de tudo o que você vai ganhar no mês e tudo o que vai ser pago. Você vai idendificar se você será capaz de horar com todas as suas despesas olhando somente para os valores estimados.

No exemplo acima, você estimou que a soma de todas as despesas seria de R$ 2140,00 e que você iria receber um valor estimado de R$ 2400,00. Logo 2400,00 menos 2140,00 sobrariam R$ 260,00 te dando tranquilidade e caso contrário, você pode ainda tentar cortar alguma despesa ou reduzir algum consumo.

O que acabamos de fazer aqui é o mapa do seu Orçamento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O seu Orçamento

Bolsas de Valores (B3)

Mercado de Futuros